Buscar
  • Exxtend

A Ciência e o Susto 😱


Você gosta de filmes de terror? E de levar altos sustos assistindo a eles? Você vai descobrir que a Ciência e a Pesquisa também têm sua participação nesse universo aterrorizante.

Confira:


O centro de pesquisas britânico BroadbandChoices criou uma pesquisa científica intitulada “The Science of Scare” (“A Ciência do Susto”, em tradução livre), onde reuniu 50 pessoas de diferentes idades e classes econômicas da Inglaterra para determinar os filmes mais assustadores de todos os tempos.


Os voluntários foram submetidos a 120 horas de filmes de terror em som surround 5.1, enquanto seus batimentos cardíacos eram monitorados. A média de frequência cardíaca dos participantes no dia-a-dia era de 65 bpm (batimentos por minuto) e a média enquanto assistiam os filmes saltou para 86 bpm. O maior pico foi de 133 bpm durante a exibição de “Sobrenatural”.


O filme considerado o mais aterrorizante pelos resultados da pesquisa é “A Entidade” (2012), dirigido por Scott Derrickson, pois obteve a maior diferença entre o pico de batimentos (131 bpm), e a média de todos os voluntários (65bpm), ou seja, os batimentos por minuto dos espectadores durante o filme cresceram 32%.


Confira a lista completa: https://cutt.ly/OgVtyez


E você sabe o que acontece com o nosso corpo quando levamos um susto? Além da taquicardia e aumento da pressão arterial (como vimos na Ciência do Susto), o nosso sangue é direcionado para o cérebro e para os músculos, o que faz a pele esfriar e empalidecer.


Parte da antropologia acredita que os pelos do corpo se arrepiam porque lá atrás os primatas eriçavam seus pelos para parecerem maiores e ameaçadores, sendo essa uma característica herdada geneticamente deles por nós.


Na área psicológica, alguns sustos são seguidos de medo, ansiedade e raiva, porém, para outras pessoas, depois do susto surge uma sensação de prazer e vontade de rir – é por isso que muitos buscam os filmes de terror e suspense. Até porque, de modo geral, os sustos não fazem mal à saúde, apenas em casos de pessoas extremamente frágeis emocionalmente e com problemas cardíacos graves.


Fale pra gente nos comentários: como você lida com sustos?


Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend


#ciência #pesquisa #terror #medo

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
topo da página dr. oligo.png