Buscar
  • Exxtend

As pesquisadoras brasileiras que sequenciaram o genoma do COVID-19


Você sabia que quem sequenciou o genoma do COVID-19 primeiro foram pesquisadoras brasileiras? 👩🏾‍🔬


A equipe, que foi liderada pela diretora do Instituto de Medicina Tropical da USP Ester Sabino, é formada pelas biomédicas Jaqueline Góes de Jesus, Ingra Morales, Flávia Salles e a farmacêutica Erika Manuli. As pesquisadoras atuam na Faculdade de Medicina da USP dentro do Instituto Adolfo Lutz (IAL) e o resultado do sequenciamento saiu em apenas 48 horas – tempo recorde já que ainda não se tinha uma técnica padronizada para o genoma do novo coronavírus.


O desenvolvimento de vacinas e medicamentos depende do quão diverso geneticamente o patógeno é, já que ele pode sofrer mutações e adaptações. O método utilizado pelas pesquisadoras foi o MinION, uma tecnologia de neoporos que faz a leitura em tempo real de fragmentos de DNA e RNA – no processo, descobriram que o genoma viral do COVID-19 tem 29 mil bases nitrogenadas.


O interessante desse procedimento é que, de acordo com o número de mutações que o vírus sofreu, é possível rastrear a origem da infecção comparando a sequência de genoma viral de amostras de brasileiros com a sequência de amostras de infectados em outros lugares do mundo.


Em fala ao Correio Braziliense, as cientistas incentivam o apoio da sociedade às mulheres no cenário científico, principalmente às mulheres negras, já que a grande maioria ainda encontra dificuldades de ingressarem nesse meio. “Normalmente as mulheres negras têm pouca oportunidade, precisam lutar e se empenhar mais para conseguir ocupar os espaços. Sempre batalhei muito pelos meus objetivos e a exigência comigo mesma pode ter mascarado a necessidade de ter que me esforçar mais” diz a biomédica Jaqueline Góes.


A Exxtend se orgulha de poder contribuir com a Pesquisa Científica Nacional e parabeniza a equipe de pesquisadoras brasileiras pelo grande feito!


Siga nossas redes: Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend


#coronavirus #pesquisanacional #mulheres #ciencia

284 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo