Buscar
  • Exxtend

Cartilagem Artificial de Cristal Líquido


A cartilagem é um tecido elástico, acomodável e macio o suficiente para funcionar como amortecedor nas articulações, mas forte o bastante para resistir à compressão e suportar o peso de nossos corpos. Infelizmente ela se degrada, e ainda não existem formas de substituir a cartilagem natural – por enquanto.


Nicholas Traugutt e colegas da Universidade do Colorado, nos EUA, foram buscar no material usado nas telas de TV e celular um caminho para construir materiais que correspondam às propriedades e comportamentos dos tecidos biológicos.


Eles conseguiram imprimir em 3D uma estrutura de treliça porosa e complexa - que pode finalmente imitar a cartilagem e outros tecidos biológicos - usando elastômeros de cristal líquido, que são materiais macios e multifuncionais, conhecidos por sua elasticidade e extraordinária capacidade de dissipar energia.


"Todo o mundo já ouviu falar dos cristais líquidos porque você os observa na tela do seu celular. E você provavelmente já ouviu falar de polímeros de cristal líquido, porque é exatamente isso que o Kevlar* é. Nosso desafio era transformá-los em polímeros moles, como elastômeros, para usá-los como amortecedores” disse o professor Christopher Yakacki.


Ocorre que os elastômeros de cristal líquido são difíceis de manipular. Até agora, o que se conseguiu foi criar objetos grandes com detalhes mínimos, ou grandes detalhamentos em estruturas praticamente microscópicas, mas que podem ter várias aplicações: como espumas de capacete absorventes de choque ou até pequenos implantes biomédicos para os dedos dos pés. Mas a equipe está de olho em aplicações médicas bem mais sensíveis.


"A coluna vertebral está cheia de desafios e é um problema difícil de resolver," disse Yakacki. "As pessoas tentaram fazer discos sintéticos de tecido espinhal e não fizeram um bom trabalho.


Com a impressão 3D e a alta resolução que obtivemos, você pode igualar exatamente a anatomia de uma pessoa. Um dia, podemos ser capazes de cultivar células para consertar a coluna, mas, por enquanto, podemos dar um passo adiante com a próxima geração de materiais. É para onde queremos ir."


*𝘒𝘦𝘷𝘭𝘢𝘳 𝘯𝘢𝘥𝘢 𝘮𝘢𝘪𝘴 é 𝘥𝘰 𝘲𝘶𝘦 𝘶𝘮𝘢 𝘧𝘪𝘣𝘳𝘢 𝘴𝘪𝘯𝘵é𝘵𝘪𝘤𝘢 𝘮𝘶𝘪𝘵𝘰 𝘶𝘵𝘪𝘭𝘪𝘻𝘢𝘥𝘢 𝘦𝘮 𝘱𝘳𝘰𝘥𝘶𝘵𝘰𝘴 𝘥𝘦 𝘴𝘦𝘨𝘶𝘳𝘢𝘯ç𝘢 𝘦 𝘤𝘰𝘮𝘱𝘰𝘴𝘪çã𝘰 𝘥𝘦 𝘵𝘦𝘤𝘪𝘥𝘰𝘴.


𝗟𝗲𝗶𝗮 𝗻𝗮 í𝗻𝘁𝗲𝗴𝗿𝗮:

https://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=biomaterial-imprimivel-3d-imita-cartilagem-natural&id=010160200622#.XwMv_pNKhhE


𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗽𝗼𝗿 𝗱𝗲𝗻𝘁𝗿𝗼 𝗱𝗲 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗻𝗼𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗶𝗻𝗱𝗼 𝗮 𝗘𝘅𝘅𝘁𝗲𝗻𝗱:

Facebook:https://bit.ly/facebookexxtend

Instagram:https://bit.ly/exxtend_

LinkedIn:https://bit.ly/exxtend


#Pesquisa#InovaçãoTecnológica#Cartilagem#TecidoSintético

0 visualização

Canais de Atendimento

Queremos te ouvir! Utilize nossos canais de atendimento para reclamações, sugestões ou elogios.

+55 (19) 98357-7500 WhatsApp
exxtend@exxtend.com.br

Suporte Científico

Nosso time de Suporte Científico esclarece suas dúvidas técnicas sobre a utilização dos nossos Oligos e Sondas de DNA.

+55 (19) 98360-7500 WhatsApp
contato@exxtend.com.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30, exceto em feriados nacionais.