Buscar
  • Exxtend

Conheça o beija-flor que se congela para não passar frio 🥶



Você já ouviu falar no beija-flor que "vira picolé" para sobreviver? 🥶


A espécie da pequena ave se chama colibri-negro-de-rabo-de-metal, de nome científico Metallura phoebe. Como toda ave (ou mamífero), o beija-flor é um animal homeotérmico, ou seja, mantém a temperatura do corpo constante, independente do calor do ambiente.


Esse pássaro vive nas montanhas dos Andes peruanos há 5 mil metros do nível do mar, onde, normalmente, as temperaturas costumam despencar quando chega a noite e, assim como nós humanos bem sabemos, manter a temperatura corporal demanda bastante energia, principalmente em locais frios assim.


Durante o dia, o colibri-negro-de-rabo-de-metal visita, em média, 500 flores para conseguir manter seu corpinho de 6 gramas funcionando e operando a 1.200 batimentos cardíacos por minuto.


Mas, devido às noites frias, o beija-flor desenvolveu um mecanismo de sobrevivência curioso: ele resfria seu corpo, criando um estado de quase-morte. De dia, sua temperatura corporal se mantém em 40°C, caindo para 3°C à noite, enquanto sua frequência cardíaca diminui de 1.200 para 40 batimentos por minuto.


O coordenador do estudo Blair Wolf, da Universidade do Novo México, explica que o pássaro assume o estado de animação suspensa, quando todas as funções do organismo desaceleram, mantendo apenas o estritamente necessário para continuar vivo. Ele economiza 95% de energia para que, quando amanhecer e as temperaturas subirem novamente, ele possa começar mais um dia.


Se você tivesse a opção de resfriar seu corpo durante a noite, você resfriaria? Queremos saber! Escreva nos comentários!


Aproveite e siga nossas redes: Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

3 visualizações0 comentário
topo da página dr. oligo.png