Buscar
  • Exxtend

Dia do Engenheiro Químico

Você sabia que seus oligos são produzidos por meio de processos químicos? O oligo tem início em um suporte sólido de síntese, e cada nucleotídeo da sequência solicitada por você é adicionada em um ciclo do processo!

É por isso que os Engenheiros Químicos, além de clientes, são parceiros e participaram da construção das tecnologias que nos trouxeram até aqui!

A primeira pessoa a usar o termo engenheiro químico foi o inspetor de segurança britânico George Davis, sendo quem identificou a necessidade de uma nova profissão em ligação com a indústria química, em notável expansão no fim do século XIX. Em 1880, ele escreveu na revista Chemical News: “Um engenheiro químico é uma pessoa que possui conhecimentos de química e mecânica, e que aplica estes conhecimentos na utilização, em escala industrial, da ação química.” No Brasil, a profissão de engenheiro químico foi regulamentada e legalizada apenas em 1966.

A função dos engenheiros químicos é de desenvolver produtos e realizar processos químicos que possam ser usados em escala industrial, mas além disso, supervisionar e projetar peças, artigos, artefatos e materiais que são feitos com substâncias extraídas a partir de derivados, como petróleo, minérios, metais, sintéticos e produtos alimentares.

Alguns dos produtos que utilizamos no nosso dia a dia são associados com o trabalho desenvolvido pelos engenheiros químicos, destacando-se plásticos, combustíveis, medicamentos, cosméticos, fibras, embalagens, fertilizantes, tecidos, entre outros.

Nesta data em que celebramos essa profissão tão importante, a Exxtend parabeniza a todos os Engenheiros Químicos e agradece pelas suas contribuições à ciência e à sociedade!

Parabenizamos especialmente os Engenheiros Químicos aqui da Exxtend, Letícia e João, que atuam na síntese e purificação de nossos oligos!




7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo