Buscar
  • Exxtend

Dia do Médico Veterinário

No Brasil, comemoramos o Dia do Médico Veterinário no dia 9 de setembro, data em que Getúlio Vargas regularizou a profissão no país. A profissão de médico veterinário é relativamente nova por aqui, tendo sido reconhecida oficialmente apenas no ano de 1933.

Esse profissional é responsável por manter a saúde e o bem-estar animal, atuando majoritariamente em clínicas de animais de pequeno e grande porte, fazendo diagnósticos, cirurgias e aplicando medicamentos. Entretanto, além de preservar a saúde dos animais, o veterinário também pode atuar na preservação da saúde pública, por meio do controle de zoonoses, doenças transmitidas de animais para humanos, e do controle de produtos de origem animal consumidos pela população.

Médicos veterinários também podem atuar na tecnologia e inspeção de produtos de origem animal, na Vigilância Sanitária, em zoológicos, em laboratórios de controle microbiológico e físico-químico de alimentos, em centros de pesquisa da saúde, produção de vacinas e medicamentos na área de saúde animal, marketing de produtos pet, melhoramento genético, entre outros.

O exercício da Medicina Veterinária confunde-se com os primórdios da civilização humana e está relacionado ao processo de domesticação dos animais. Encontrado no Egito em 1890, o “Papiro de Kahoun” descreve fatos relacionados à arte de curar animais, ocorridos há 4.000 anos A.C., indicando procedimento de diagnóstico, prognóstico, sintomas e tratamentos de doenças de diversas espécies.

A Exxtend parabeniza e agradece a todos esses incríveis profissionais!



5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo