Buscar
  • Exxtend

Dia Internacional da Igualdade Feminina

Nesta data, em 1973, o Congresso dos Estados Unidos decidiu que seria comemorado o Dia Internacional da Igualdade Feminina em homenagem à aprovação, 53 anos antes, da 19ª emenda, que permitiu o voto às mulheres norte-americanas. O dia 26 de agosto marca a luta histórica feminina por seus direitos civis, trabalhistas e políticos, reforçando o debate a favor da equidade.

No Brasil, em 1922, foi criada, pela brasileira Bertha Lutz, a Federação Brasileira pelo Progresso Feminino (FBPF), que lutava pelos direitos das mulheres. Entre as reivindicações do grupo, estavam direitos políticos e civis, participação no mercado de trabalho, acesso à educação. No entanto, apenas em 1932 as mulheres brasileiras conquistaram o direito a voto – com restrições, já que apenas mulheres casadas, com permissão do marido, poderiam votar ou, então, solteiras com renda própria.

E foi em 1934 que as mulheres conquistaram, também, a licença-maternidade. Naquele ano, a Constituição previu que as mulheres poderiam ficar sem trabalhar um mês antes e um mês depois do nascimento do bebê, proibindo a demissão de grávidas. Apenas em 1988, a licença foi estendida para 120 dias.

O mercado de trabalho ainda reflete a tardia inserção feminina, sendo um dos âmbitos onde há maior desigualdade de gênero. No Brasil, apenas há 59 anos as mulheres conquistaram o pleno direito, perante as leis brasileiras, de exercer uma profissão. A vitória, em 1962, ocorreu com a revogação do inciso VII do Artigo 242 do Código Civil brasileiro de 1916 – em que o trabalho feminino estava sujeito à autorização do marido.

Um longo processo foi instaurado para que tais direitos fossem alcançados, fazendo desta pauta importante, atual e necessária para que ainda mais objetivos imprescindíveis sejam conquistados.

A Exxtend agradece e valoriza todas as grandes mulheres que trabalham conosco!

Gostou? Siga a @exxtend_ para mais conteúdo!


Fonte: https://www.pucrs.br/blog/dia-internacional-da-igualdade-feminina-marca-a-luta-por-direitos-e-espacos/



3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo