Buscar
  • Exxtend

Dia Internacional das Pessoas com Deficiência


Hoje é o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência! Criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992, esse dia tem como objetivo conscientizar a população mundial sobre a importância de oferecer cada vez mais qualidade de vida para essas pessoas. Como 10% das pessoas no planeta possuem algum tipo de deficiência, elas acabam sofrendo bastante discriminação, principalmente pelo pensamento generalizado de que elas são menos capacitadas e que seus direitos não precisam ser cumpridos – o que não é verdade.

As deficiências são classificadas em: física, auditiva, visual, mental e múltipla (quando há a associação de duas ou mais delas). A pessoa pode nascer com a deficiência, podendo ser herdada geneticamente de um ancestral, ou adquirir a deficiência através de acidentes ou complicações na saúde.

Pesquisadores da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP desenvolveram um exoesqueleto para ajudar na reabilitação de pessoas que adquiriram uma deficiência após um AVC. O acidente vascular cerebral (AVC), mais conhecido como derrame, pode deixar algumas sequelas para as pessoas que o tiveram: perda ou limitação dos movimentos das pernas.

O equipamento funciona assim: de acordo com a força que o paciente faz durante um exercício, o equipamento identifica precisamente em qual parte do membro inferior ele apresenta mais dificuldades, automaticamente ajudando-o a completar o movimento. “Um dos diferenciais do nosso exoesqueleto em relação aos disponíveis no mercado é que ele pode ser configurado para tratar uma ou mais articulações da perna do paciente ao mesmo tempo, como o tornozelo, joelho e quadril”, explica Adriano Almeida Gonçalves Siqueira, coordenador do trabalho e professor do Departamento de Engenharia Mecânica (SEM) da EESC.

A Exxtend parabeniza o coordenador Adriano Almeida Gonçalves Siqueira e os demais pesquisadores envolvidos na criação do exoesqueleto e esperamos que esse feito estimule as pesquisas avancem ainda mais, trazendo melhoria para a vida pessoal e profissional das pessoas portadoras de deficiências!

Nos siga em nossas redes: Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend #diadaspessoascomdeficiencia #deficiencia #pesquisa

2 visualizações0 comentário
topo da página dr. oligo.png