Buscar
  • Exxtend

Dia internacional do Biodiesel

O biodiesel é um combustível biodegradável não tóxico e pouco poluente feito a partir de óleos vegetais e que pode ser utilizado em motores a diesel.

A produção do biodiesel é realizada a partir da mistura de óleos vegetais e etanol ou metanol, sendo depois estimulado por um catalisador, que causa uma reação química entre ambos. Depois disso, o óleo é separado da glicerina e filtrado, em um processo conhecido como transesterificação.

As plantas mais utilizadas para produção do biodiesel são: milho, soja, girassol, palma, algodão, amendoim e babaçu. Também podem ser usados os resíduos gordurosos de fritura e de esgoto sanitário, um aspecto bastante interessante, pois evita que esses resíduos sejam jogados no esgoto doméstico e poluam o meio ambiente.

Existem muitas vantagens na utilização desse tipo de combustível. Além de ser renovável, biodegradável, ser mais seguro para o armazenamento e manuseio, poder ser utilizado nos motores atuais, aumentar os empregos da zona rural, ele não contém compostos sulfurados que contribuem com a chuva ácida e a sua combustão não contribui com o aquecimento global.

Contudo, infelizmente as lavouras para a produção do biodiesel algumas vezes invadem as florestas, podem causar aumento do preço dos grãos e também foi observado que a sua utilização, quando misturado ao diesel em concentração maior que 10%, pode causar danos ao motor.

Em 2020, o Brasil produziu 6,4 bilhões de litros de biodiesel e ocupa o segundo lugar no ranking de produtores e de consumidores deste combustível, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

Gostou de saber mais sobre essa energia que vem das plantas?

Siga a @exxtend_




3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo