Buscar
  • Exxtend

Dia Mundial do Combate ao Câncer - entrevista com Dra. Giovana Torrezan



Hoje é o Dia Mundial de Combate ao Câncer! 🎗️


Criado pela União Internacional Contra o Câncer (UICC), o principal objetivo desse dia é reduzir significativamente as mortes causadas por essa doença e também se tornou uma grande oportunidade para conscientizar a comunidade internacional.


A Exxtend convidou a Dra. Giovana Tardin Torrezan para falar um pouco mais sobre o assunto. Ela é formada em Ciências Biológicas pela UFPA, mestre em Genética pela UFPR e doutora em Oncologia pela A. C. Camargo Câncer Center.


1) Desde quando você começou a se interessar pelo universo da Ciência? Nos conte um pouquinho como foi a sua jornada até chegar onde está hoje!


Biologia sempre foi a minha matéria preferida na infância, pois através dela podemos compreender melhor o mundo em que vivemos. Meu interesse pela ciência veio ainda no ensino médio, e aumentou durante a minha graduação em Ciências Biológicas. Neste período me envolvi em projetos de iniciação científica na área de genética do câncer, que me levaram a buscar uma carreira nessa área. Realizei meu mestrado em Genética na Universidade Federal do Paraná, estudando alterações genéticas de tumores benignos de mama, e o doutorado em Oncologia no A. C. Camargo Câncer Center, estudando causas hereditárias do câncer colorretal. Após o doutorado, trabalhei dois anos como gerente científica em um laboratório de diagnóstico molecular de oncologia, um período que foi de grande importância para meu crescimento pessoal e profissional, mas que também me fez ter certeza da minha vocação e paixão pela ciência. Em 2016, retornei ao A. C. Camargo, e após um curto período de pós-doutorado, fui contratada como pesquisadora no Grupo de Genômica e Biologia Molecular. Hoje, lidero pesquisas com foco na identificação das causas genéticas de tumores raros em pacientes jovens e participo de diversas outras pesquisas do nosso grupo, que busca traduzir o conhecimento da genômica do câncer em informações que levem às melhores práticas clínicas.


2) Nós conhecemos o maravilhoso trabalho do A. C. Camargo Cancer Center e sabemos o quão importante é a sua atuação na prevenção do câncer. Você poderia contar um pouco mais sobre essa entidade?


O A.C. Camargo Câncer Center é um centro de diagnóstico, tratamento, ensino e pesquisa em Oncologia. Nosso foco é combater o câncer paciente a paciente. A integração entre todas essas atividades permite aprofundar constantemente o conhecimento sobre a doença, gerando inovação e aplicação direta das melhores condutas terapêuticas a cada paciente. Somos uma Instituição privada, sem fins lucrativos, fundada em 1934. Temos o mais importante centro de pesquisa privado em câncer do país e somos uma das principais instituições de ensino em Oncologia no país, tendo já formado cerca de 1.400 residentes médicos, 480 mestres e 320 doutores. Nossos médicos, cientistas e especialistas atuam em conjunto, no desenvolvimento de pesquisas que serão aplicadas no futuro da oncologia e compartilhando conhecimento para contribuir com o combate à doença e com a melhor qualidade de vida das pessoas com câncer.


3) Nesse Dia Mundial de Combate ao Câncer, em sua opinião, o que poderia trazer mais conscientização para a população nacional e internacional sobre o câncer e seus estigmas?


Hoje, através da ciência, nós podemos conhecer muito sobre como se desenvolvem os diversos tipos de câncer. É importante destacarmos que o câncer não é uma doença única, e por ser tão diverso, apresenta muitas causas e grande variedade de agressividade. Muitas das causas conhecidas dos tumores, como o cigarro, exposição exagerada ao sol, ou a alguns vírus, como o HPV, podem ser evitadas através de mudanças de comportamento, adoção de hábitos saudáveis, tratamentos e vacinação. Para esses tumores com causas mais definidas, a prevenção é tanto de responsabilidade do indivíduo, quanto de políticas públicas para levar informação e acesso à população.


Outros tumores podem ter causas desconhecidas ou ainda podem ter uma causa genética, levando indivíduos de uma mesma família a ter um maior risco de desenvolver a doença. Em todos os casos, o principal fator que leva um câncer a ser mais facilmente curável é a detecção do tumor em estágios mais iniciais. Por isso, o foco para o combate ao câncer deve ser a prevenção e o diagnóstico precoce. A consciência disso deve ser transmitida à população através da educação básica, de campanhas públicas, e de estratégias de divulgação e valorização do conhecimento científico. Ainda é preciso estimular a população a buscar informações de qualidade e de fontes confiáveis, para desmistificar as informações falsas e estigmas da doença.


A equipe da Exxtend Biotecnologia agradece a participação da Dra. Giovana nessa matéria de tema tão importante e desejamos que seu trabalho gere ainda mais frutos!


Se você gostou, siga nossas redes sociais: Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
topo da página dr. oligo.png