- Exxtend
GARRAFAS PET VS. SUPERBACTÉRIAS

Já imaginou como garrafas PET podem ajudar a combater superbactérias? 🦠
Quando o organismo de humanos e animais não conseguem processar completamente os antibióticos, estes são eliminados pelo corpo e chegam em quantidades consideráveis em águas que serão tratadas e redistribuídas para consumo. Essa é uma das principais causas do desenvolvimento e proliferação das SUPERBACTÉRIAS!
Uma opção para reduzir a quantidade de antibióticos nas águas são as estruturas metal-orgânicas (MOFs), que filtram esses resíduos e são compostas de carbono com poros muito pequenos, capazes de reter as moléculas do medicamento. Porém as MOFs ainda custam muito e por isso são pouco utilizadas nesse processo.
Foi então que pesquisadores do Instituto de Ciência e Tecnologia da Coreia voltaram seus olhos para o plástico PET (polietileno tereftalato), composto pela polimerização do etileno glicol e do ácido teraftálico, este sendo o ligante orgânico primordial para a confecção dos MOFs, e o principal responsável pelo material ser tão caro.
Ju-Myung Kim, um dos pesquisadores, desenvolveu uma técnica para extrair justamente esse ligante orgânico de alta pureza de garrafas PET que iriam direto para a reciclagem.
A seguir, esse ligante orgânico foi utilizado para sintetizar um MOF à base de ferro – que é um material adsorvente que se mostrou efetivo na remoção de antibióticos na água de uma maneira ecológica e ambientalmente amigável, removendo 100% do medicamento tetraciclina da água em cerca de 90 minutos.
Leia na íntegra: https://cutt.ly/sd8w0Zk 🦠
𝗙𝗶𝗾𝘂𝗲 𝗹𝗶𝗴𝗮𝗱𝗼 𝗲𝗺 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀:
Facebook: https://bit.ly/exxtendbr
Instagram: https://bit.ly/exxtend_
LinkedIn: https://bit.ly/exxtend