Buscar
  • Exxtend

Pesquisa Nacional Desenvolve Bebida a partir do Mel 🐝



A pesquisadora Tammyrys Dantas, do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia de Alimentos da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), produziu uma bebida alcoólica elaborada a partir do mel 🐝


O hidromel, como é chamada a bebida, foi desenvolvido por meio da fermentação alcoólica do mel industrial como substrato, uma vez que esse produto se destaca por suas características de sabor, aroma e cor, variando entre os aspectos seco ou doce.


A bebida foi desenvolvida no laboratório do Centro de Tecnologia no Campus I da Universidade, teve a orientação do professor Marcelo Muniz, do Departamento de Engenharia de Alimentos da UFPB e a ajuda dos pesquisadores Carlos Sousa, Matheus Carvalho e Jacinta Vitorino da Silva.


A utilização do mel industrial e de microrganismos fermentativos diferentes como cepas do fungo Saccharomyces cerevisiae, utilizadas no setor de panificação, conferiu aspectos tecnológicos diferentes e inovadores para o produto.

“É que normalmente se faz com outros tipos de leveduras [fungos], para esse tipo de bebida. Mas a gente quis fazer o teste com a levedura que normalmente é utilizada em panificação, a fim de verificar se ela conseguiria fermentar e produzir o hidromel. O diferencial é esse”, conta a pesquisadora 🐝


Essa foi também uma proposta para que pequenos apicultores, que trabalham com abelhas produtoras de mel, possam fabricar e comercializar essa bebida, a fim de gerar uma renda extra e trazer os benefícios que o mel oferece à saúde, como ser antioxidante, anti-reumático, digestivo e atuar no sistema imunológico.


Leia na íntegra: https://cutt.ly/Ls2avSk 🐝


Nos conte aqui nos comentários o que achou dessa pesquisa!


E 𝗮𝗽𝗿𝗼𝘃𝗲𝗶𝘁𝗲 𝗽𝗮𝗿𝗮 𝘀𝗲𝗴𝘂𝗶𝗿 𝗮 𝗘𝘅𝘅𝘁𝗲𝗻𝗱 𝗲𝗺 𝗻𝗼𝘀𝘀𝗮𝘀 𝗿𝗲𝗱𝗲𝘀 𝘀𝗼𝗰𝗶𝗮𝗶𝘀: 🐝

Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

#PesquisaNacional #Biotecnologia #Fermentação #Abelhas #Hidromel

1 visualização

Canais de Atendimento

Queremos te ouvir! Utilize nossos canais de atendimento para reclamações, sugestões ou elogios.

+55 (19) 98357-7500 WhatsApp
exxtend@exxtend.com.br

Suporte Científico

Nosso time de Suporte Científico esclarece suas dúvidas técnicas sobre a utilização dos nossos Oligos e Sondas de DNA.

+55 (19) 98360-7500 WhatsApp
contato@exxtend.com.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30, exceto em feriados nacionais.