Exxtend
Pinguins de Chinelo 🐧

Você já viu um pinguim usando chinelo?
Esse calçado é o que torna os pinguins do Centro de Reabilitação, Despetrolização e Análise de Saúde de Fauna Marinha (CReD - UFPR) mais estilosos que os outros. A equipe do CReD recebe muitos pinguins debilitados, principalmente pelo Projeto Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS). Esses animais acabam passando muito tempo fora da água pelo tempo que precisam ficar em cativeiro para o processo de reabilitação, e essa prática acaba causando alguns problemas nos pés das aves.
Camila Domit, que é bióloga e coordenadora do Laboratório de Ecologia e Conservação (LEC) e do PMP-BS, explica que essa falta de contato com a água acaba desenvolvendo pododermatites nos pés dos pinguins. Alguns animais que chegam mais debilitados, exigem mais tempo para aprender a comer e a nadar sozinhos de novo. Os chinelos entram, então, como uma maneira de diminuir o contato e o atrito dos pés das aves com o chão, diminuindo as chances de desenvolverem a pododermatite.
A doença atua quando essa parte do corpo dos animais (patas e pés), ficam expostas a uma enorme variedade de traumas que desencadeiam processos inflamatórios, facilitando a entrada de microorganismos oportunistas e corpos estranhos.
A Exxtend, além de achar uma gracinha os pinguins de chinelo, incentiva mais medidas alternativas como esta feita pela UFPR e parabeniza a bióloga Camila Domit e toda a equipe envolvida!
Aproveite todo o nosso conteúdo nos seguindo:
Facebook: https://bit.ly/exxtendbr
Instagram: https://bit.ly/exxtend_
LinkedIn: https://bit.ly/exxtend