Buscar
  • Exxtend

Plantas aprenderam a se esconder dos humanos 🌿


Sabia que algumas plantas parecem ter “evoluído” e aprenderam a se camuflar para se esconder dos humanos?


A Teoria da Evolução, trazida por Charles Darwin em 1859, explica que os organismos que melhor se adaptam ao meio, têm maior chance de sobrevivência do que aqueles que não conseguem se adaptar tão bem assim.


Um estudo realizado pelo Instituto de Botânica Kunming (Academia Chinesa de Ciências) e pela Universidade de Exeter na Inglaterra observou que uma certa espécie de planta que habita as encostas rochosas de Hengduan (China) parece ter desenvolvido a capacidade de se camuflar para evitar os humanos. Isso porque a planta em questão é a Fritillaria delavayi, de folhas verde-claras muito fáceis de visualizar, principalmente nesse ambiente que é tão repleto de rochas de cores neutras como cinza e marrom.


Mas por que isso acontece? De acordo com a pesquisa feita pelas universidades, o princípio é o mesmo da Teoria da Evolução: essas plantas são utilizadas para medicina tradicional naquela região há mais de 2.000 anos, ou seja, a maior parte da população de plantas dali sofre de uma alta pressão de colheita. Assim, as Fritillarias delavavi começaram a deixar suas folhas com as mesmas cores dominantes daquele ambiente, ficando menos perceptíveis aos olhos humanos.


Levando em conta a Teoria da Evolução de Darwin, os organismos que são mais predados (ou colhidos, no caso das plantas), tendem a ter menos descendentes, pois se adaptaram menos ao meio. O diferencial de outras evoluções, como por exemplo a das mariposas pretas e brancas no período industrial (https://cienciahoje.org.br/artigo/a-saga-da-mariposa/ ), é que a das Fritillarias não é uma seleção natural, mas sim uma seleção artificial, pois foram os humanos que estiveram selecionando as plantas há um bom tempo.


Interessante, não? Você tem se adaptado a alguma mudança no seu ambiente pessoal ou profissional? Comente conosco!


Siga nossas redes para mais conteúdos: Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo