Buscar
  • Exxtend

Por que idosos se curam mais devagar?


Você já percebeu que as pessoas mais velhas demoram mais pra se curar? Se não, o nosso post de hoje vai te contar o porquê!


Primeiramente, devemos entender o que acontece quando nossa pele sofre um corte ou uma ferida que precisa cicatrizar. Primeiro acontece a inflamação, que é quando o nosso corpo tenta limpar a ferida, movendo fagócitos (que são células imunes) até a área afetada, matando qualquer bactéria contaminante e se livrando de células mortas.

Depois disso, vem a fase regenerativa, onde nascem novas células de substituição e estruturas como os vasos sanguíneos, fechando efetivamente a ferida e restaurando a barreira protetora contra bactérias.


Esses processos costumam levar mais tempo conforme a idade aumenta, e isso se dá por conta dos problemas de saúde que vêm juntamente com o envelhecimento do corpo. A diabetes, por exemplo, é um bom exemplo de uma doença que aparece nos anos mais avançados – ela estreita os vasos sanguíneos, impossibilitando que nutrientes e oxigênio cheguem até a ferida para regenerá-la.


Há também o envelhecimento celular chamado de senescência, que é quando a pele fica mais fina e quando as células adiposas (que atuam como amortecedores embaixo da pele) diminuem. Tudo isso deixa a pele dos idosos mais propícia a sofrer lesões.


Segundo Matthew Steinhauser, “o tratamento atual de feridas é bastante à moda antiga e frequentemente ineficaz”. Ele sugere que algumas medidas disponíveis nesses casos são: mudança de curativos, antibióticos quando a ferida está infectada e tratamento em uma cabine de pressão de oxigênio quando a circulação é ruim por conta da diabetes.


Pensando aqui: quanto tempo deve demorar a cicatrização do mestre yoda? Ou do Nicolau Flamel? Deixe nos comentários a sua teoria!


Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

1 visualização0 comentário
topo da página dr. oligo.png