Buscar
  • Exxtend

Projeto Gene do Brasil 🧬



O projeto “DNA do Brasil”, organizado por Tábita Hunemeier e Lygia Pereira (ambas do Instituto de Biologia da USP), busca sequenciar o genoma completo de 15 mil brasileiros. O objetivo do projeto é descobrir informações presentes nesses genomas e, assim, apontar características genéticas específicas da população brasileira.


O foco da empreitada também está em resgatar as informações genéticas de outros povos que foram incorporadas ao genoma da população brasileira por conta da miscigenação. Especialista em genética e ancestralidade de populações humanas, Tábita explica que, ao analisar uma grande quantidade de genomas, é possível elucidar de quando e de onde vieram os povos trazidos da África ao Brasil, por exemplo, e como o legado genético deles está presente nos brasileiros nos dias de hoje.


A estimativa é que mais de 5 milhões de pessoas foram trazidas ao Brasil de diversas partes da África, além dos 4 milhões de indígenas (falando mais de mil línguas), que já viviam em território brasileiro antes da chegada dos europeus em 1.500. Mais tarde, na primeira metade do século XX, cerca de 4 milhões de imigrantes desembarcaram no país devido ao incentivo do governo brasileiro da época. No grupo europeu, destacaram-se os portugueses, os italianos e os alemães, enquanto no grupo asiático destacaram-se os japoneses, os sírios e os libaneses.


Os primeiros dados do DNA do Brasil indicam que mais de 40% das variantes genéticas encontradas nos primeiros 1.200 genomas sequenciados são inéditas no mundo. A implicação disso estaria principalmente na área da saúde, onde o mapeamento da variabilidade genética pode ajudar no desenvolvimento de novas drogas, tratamentos e métodos diagnósticos “customizados” para os brasileiros. Atualmente, 80% dessa “medicina de precisão”, como é chamada, é concebida para as populações europeia e norte-americana, e nem sempre se aplica para populações com ancestralidades diferentes, como é a brasileira.


Através do USP Talks você pode assistir a fala completa das pesquisadoras e saber ainda mais sobre esse incrível projeto https://cutt.ly/QjgcpZ2.


A Exxtend parabeniza esse grande feito científico, as pesquisadoras e todos os envolvidos que estão colaborando para que nós possamos conhecer nosso DNA e nossa história!

Siga nossas redes: Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

2 visualizações0 comentário
topo da página dr. oligo.png