Buscar
  • Exxtend

Tecido Anti-Covid ūü¶†



Sempre o mesmo processo: chegar em casa, tirar a máscara, as roupas e colocar tudo para lavar. Querendo ou não, nessa altura do campeonato nós já acabamos nos acostumando, mas e se tivesse um tecido que fosse capaz de eliminar o coronavírus?


Gra√ßas aos pesquisadores da USP e da UFSCar, podemos estar chegando √† essa realidade: j√° era sabido que pequenas quantidades de prata bloqueiam fun√ß√Ķes b√°sicas de microorganismos (por meio da oxida√ß√£o de seus √°tomos quando em contato com oxig√™nio) ‚Äď o que impede a sobreviv√™ncia, reprodu√ß√£o e coloniza√ß√£o de bact√©rias e v√≠rus.

Agora bastava saber se o método também iria funcionar contra o coronavírus. Assim utilizando amostras do SARS-Cov-2 coletadas pela USP, os testes de laboratório feitos pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, em parceria com o Centro de Desenvolvimento de Materiais Funcionais da UFSCar e da Universidade Jaume I, na Espanha, indicaram que o tecido com micropartículas de prata eliminou 99,9% do vírus em apenas dois minutos, após estarem em contato com ele.


O pesquisador Lucio Holanda Junior comenta: ‚ÄúImagine aplicar isso em um filtro que pode ser colocado no ar condicionado, em um √īnibus, avi√£o ou no pl√°stico de uma m√°quina de cart√£o de cr√©dito.‚ÄĚ A USP agora est√° testando a aplica√ß√£o das micropart√≠culas em outros materiais como metal, borrachas e pl√°sticos.


A Nanox ‚Äď empresa de nanotecnologia de S√£o Carlos ‚Äď entrou com o pedido de patente e, em parceria com ind√ļstrias de tecelagem, ir√£o produzir m√°scaras e roupas hospitalares com as micropart√≠culas de prata. As empresas Insider e a Kos j√° possuem uma linha de roupas e acess√≥rios antivirais dispon√≠veis para todos, utilizando tamb√©m a tecnologia dos √≠ons de prata para sua confec√ß√£o.


√Č importante ressaltar que, mesmo com essa tecnologia evoluindo cada vez mais, n√£o se deve relaxar com os cuidados e medidas de higiene ‚Äď devemos continuar utilizando m√°scaras, lavando as m√£os com frequ√™ncia e evitando aglomera√ß√Ķes.


A Exxtend está junto com a Ciência Nacional e torce para que tenham mais pesquisas assim, ajudando a melhorar o nosso dia-a-dia cada vez mais!

Leia na íntegra: https://cutt.ly/tfUtbix


Siga a Exxtend: Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

1 visualização

Canais de Atendimento

Queremos te ouvir! Utilize nossos canais de atendimento para reclama√ß√Ķes, sugest√Ķes ou elogios.

‚Äč

+55 (19) 98357-7500 WhatsApp
exxtend@exxtend.com.br

Suporte Científico

Nosso time de Suporte Cient√≠fico esclarece suas d√ļvidas t√©cnicas sobre a utiliza√ß√£o dos nossos Oligos e Sondas de DNA.

‚Äč

+55 (19) 98360-7500 WhatsApp
contato@exxtend.com.br

Hor√°rio de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h00 √†s 17h30, exceto em feriados nacionais.