Buscar
  • Exxtend

Tratamento de Água com Radiação Ultravioleta 💡



Você sabia que a água pode ser tratada utilizando luz Ultra Violeta? 💡


A Radiação ou Luz Ultravioleta (UV) é classificada desta forma devido ao tamanho de seu comprimento de onda, que é abaixo de 400 nanômetros (nm). Ela é prejudicial à saúde e frequentemente temos contato com ela através do Sol. A camada de ozônio é responsável por amenizar a quantidade desta radiação que chega até a superfície da Terra. Os seres humanos podem suportar pequenas doses dessa radiação porque as células danificadas podem se regenerar, mas com o aumento de sua incidência, podem aparecer alguns danos como câncer de pele, catarata e deficiência no sistema imunológico.


Mas se tratando de microrganismos, a radiação ultravioleta é bem promissora. A linha de pesquisa, coordenada pelo Prof. Dr. Vanderlei Salvador Bagnato, juntamente com a equipe do Laboratório de Apoio Tecnológico (LAT) localizado no Instituto de Física de São Carlos (IFSC) – USP, visa criar um sistema que aproveite as particularidades da faixa de luz UV-C (luz bactericida), adaptando-o para que a sociedade possa ter mais uma forma para eliminar os microrganismos.


O sistema de esterilização por ultravioleta (UV) tem sido utilizado com segurança em hospitais, clínicas, laboratórios e indústrias alimentícias, farmacêuticas, cosméticas e de laticínios há mais de 50 anos – e essa pesquisa pode ajudar na implementação desse sistema também nas residências.


Existem ao menos três categorias de luz UV: UVA, UVB e UVC. A luz UVC é uma ótima microbicida, pois, ao incidir em vírus e bactérias, destrói sua camada proteica e seu material genético, inativando-os.


O comprimento de onda ideal para inativação do material genético de microrganismos está entre 250 – 270 nm, sendo que o mercúrio da lâmpada UV produz ondas de 254 nm. As vantagens de utilizar esse método para eliminação de contaminantes na água são muitos: - Ambientalmente correto pois não utiliza produtos químicos e não é tóxico - É de fácil uso, prática instalação e baixo custo - Os microrganismos não criam resistência ao UV, como ocorre com os antibióticos


As desvantagens do tratamento da água por radiação UV são: - necessidade de manutenção e limpeza da lâmpada - turbidez e sólidos totais em suspensão acima de 30 mg/l, ferro e ácidos húmicos na água podem prejudicar o tratamento - não há ainda a medição por residual para indicar a eficiência, mas apenas o controle por sobrevivência dos microorganismos.


Nós da Exxtend torcemos para que cada vez mais pesquisas inovem e tragam melhorias e reduções de custo ao nosso dia-a-dia!


Leia na íntegra: https://www.saocarlosagora.com.br/


Apoie a pesquisa nacional junto com a Exxtend! Facebook: https://bit.ly/exxtendbr Instagram: https://bit.ly/exxtend_ LinkedIn: https://bit.ly/exxtend

#uv #agua #pesquisa #pesquisanacional

2 visualizações

Canais de Atendimento

Queremos te ouvir! Utilize nossos canais de atendimento para reclamações, sugestões ou elogios.

+55 (19) 98357-7500 WhatsApp
exxtend@exxtend.com.br

Suporte Científico

Nosso time de Suporte Científico esclarece suas dúvidas técnicas sobre a utilização dos nossos Oligos e Sondas de DNA.

+55 (19) 98360-7500 WhatsApp
contato@exxtend.com.br

Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h30, exceto em feriados nacionais.