Buscar
  • Exxtend

USP desenvolve microagulhas que levam fármaco direto ao tumor do câncer de pele 💉



Uma pesquisa realizada pelo Instituto de Física da USP de São Carlos (IFSC), em colaboração com a Queen´s University of Belfast do Reino Unido, desenvolveu uma terapia que usa microagulhas dissolúveis que são aplicadas diretamente no tumor, entregando fármacos para combater o câncer de pele.


O método se chama Terapia Fotodinâmica (TFD), e foi desenvolvido pela Dra. Michelle Barreto Requena do Grupo de Óptica do IFSC, com orientação do professor Vanderlei Salvador Bagnato. A Dra. Michelle, inicialmente, teve contato com um grupo de especialistas em desenvolvimento de microagulhas poliméricas no Reino Unido. De volta ao Brasil, a técnica foi testada em aplicações tópicas – usualmente feitas com creme – na área de tratamento do câncer de pele do tipo não melanoma (que representa 95% dos casos de câncer de pele).


Essa nova tecnologia consiste em um arranjo em forma de pirâmide com 361 microagulhas de 0,5 mm de altura. Sua aplicação é feita posicionando o arranjo na superfície do tumor e pressionando-o por 30 segundos, deixando com que as microagulhas se dissolvam por uma hora. Após esse tempo, as agulhas já se dissolveram, permitindo com que o fármaco seja absorvido pelo tumor e, assim, dando início ao processo de terapia fotodinâmica.


A pesquisadora conta que esse procedimento é minimamente invasivo e não causa dor ou sangramento durante sua aplicação. Quando finalizados os testes em humanos, o processo poderá ser disponibilizado em hospitais, centros de saúde e consultórios médicos.


A Exxtend, como empresa que preza pela Ciência Nacional, parabeniza a pesquisadora Michelle Barreto Requena e todos os que contribuíram para essa inovação na área da saúde.


Aproveite e nos siga para mais conteúdos:

Facebook: https://bit.ly/exxtendbr

Instagram: https://bit.ly/exxtend_

LinkedIn: https://bit.ly/exxtend


4 visualizações0 comentário
topo da página dr. oligo.png