Buscar
  • Exxtend

Você conhece a Antimatéria?

Saiba mais sobre o material mais caro do mundo, a Antimatéria


As partículas chamadas de antimatéria são literalmente o inverso da matéria, possuindo as mesmas características de estrutura, massa e rotação, mas com carga elétrica oposta. Quando uma partícula e sua antipartícula correspondente se encontram, elas se aniquilam, produzindo fótons (luz, embora não necessariamente visível).

A antimatéria cria-se no universo como resultado da colisão entre partículas de alta energia, como ocorre no centro das galáxias. Entretanto, não se tem detectado nenhum tipo de antimatéria como resíduo do Big Bang, coisa que ocorre com a matéria normal. A desigual distribuição entre a matéria e a antimatéria no universo tem sido, durante muito tempo, um mistério.

Hoje, o grande desafio é conseguir produzi-la em grande quantidade – já que ela não é encontrada na Terra e o valor para sintetiza-la seria altíssimo. Conclusões de um estudo realizado por cientistas da Nasa mostram que para produzir um grama de antimatéria, seria preciso investir aproximadamente USD 5 trilhões.

Apesar de durarem muito pouco, serem raras e caras de produzir, elas têm sido estudadas em detalhes por muitas décadas. A explicação para tal esforço são os benefícios que essas descobertas podem nos trazer, revolucionando a geração de energia (reatores para a produção de energia elétrica ou construindo motores superpotentes, ambos a partir de altíssimas quantidades de energia pela aniquilação de partículas e antiparticulas) e ajudando a medicina na detecção do câncer. Existem técnicas já utilizadas, com diagnóstico feito a partir de imagens, como o exame Pet scan, por exemplo, que é uma tomografia por emissão de pósitrons em que imagens tridimensionais são formadas a partir da interação, que é inofensiva, de pósitrons com o corpo humano


(imagem meramente ilustrativa).


Achou interessante? Siga @exxtend_ para mais informações cientificas!


Fonte:https://www.uol.com.br/tilt/noticias/redacao/2021/05/10/o-que-e-antimateria-e-por-que-e-o-material-mais-caro-do-mundo.htm



12 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo